quinta-feira, 31 de julho de 2008

Relaxar é preciso...


Seria impossível falar sobre os benefícios do relaxamento sem citar as terríveis conseqüências e danos que o estresse provoca em nosso organismo, mente e corpo.

Nossa mente influencia nosso corpo e vice-versa. Quando nosso corpo está sob tensão, assim se encontra nossa mente. Quando nossos pensamentos e sentimentos, conscientes ou inconscientes são positivos e carregados de esperança, uma corrente de energia positiva percorre nosso corpo e mente.

Ao contrário, quando nossos processos são negativos ou não sabemos como reagir a situações de estresse, criamos os bloqueios energéticos e consequentemente as doenças. Nosso corpo possui um sistema completo de defesa e em tempos de perigo esse sistema é ativado. No entanto, ele não consegue diferenciar entre o perigo real e uma neurose ou fantasia.

Existe em nosso corpo, no centro de nosso cérebro, o hipotálamo, um minúsculo órgão que é o centro de abastecimento de nossos pensamentos e emoções. Ele recebe pensamentos e emoções criados por nós, seja de forma consciente ou inconsciente.

Quando nos encontramos em um estado de estresse, as substâncias que o hipotálamo libera e o sistema nervoso simpático fazem com que nosso sistema nervoso parassimpático sofra uma espécie de anestesia.

O sistema nervoso parassimpático possui um ramo que é autônomo e, consequentemente, responsável por todo processo do nosso organismo, que funciona independentemente do controle consciente. Dessa maneira o simpático, que é o sistema de emergência acionado pelo estresse, passa a comandar nosso corpo e mente. A partir desse comando podemos observar os seguintes acontecimentos:

1 - Nossa freqüência cardíaca é acelerada
2 - Os vasos sanguíneos de nossa pele se contraem e assim provocam a diminuição do fluxo sanguíneo
3 - Os vasos sanguíneos se dilatam nos músculos esqueléticos - o corpo é preparado para reagir no impulso natural que possuímos, de luta ou fuga
4 - As secreções do aparelho digestivo diminuem ou param de ser produzidas - a saliva, os sucos gástricos, os pancreáticos e a bile
5 - Todas as saídas corporais se contraem
6 - As glândulas sudoríparas aumentam a secreção
7 - A supra renal libera adrenalina e corticóides
8 - A hipófise aumenta a secreção de alguns hormônios

Se o estresse é passageiro, os sintomas são mais fracos e terminam logo após o acontecimento que o desencadeou. Mas, se é crônico, ou seja, se é oriundo de algum fato que se repete diariamente, os resultados podem ser devastadores.

Nossos processos químicos podem e devem ser respeitados e controlados por nós quando nos decidimos a eliminar os fatores responsáveis pelo desencadeamento do estresse em nosso corpo e mente.

Nossa mente possui várias camadas e, quanto mais profunda a camada que conseguirmos entrar em contato, maior a possibilidade de equilíbrio e cura. Quando nos encontramos no estado alfa, a cura progride vertiginosamente. Portanto, o exercício do relaxamento e da meditação são fatores preponderantes para o desencadeamento desse maravilhoso processo.

Quando você aprende a se utilizar dessa energia e colocar sua direção para o interior do corpo e da mente, seu organismo aprende a desencadear ondas alfa e aumentar a quantidade e capacidade de equilíbrio. Se você puder, utilize-se do exercício abaixo, diariamente.

Para entrar em estado alfa
Sente-se ou deite-se de forma confortável. Olhe para algum ponto - pode ser a chama de uma vela ou um ponto qualquer na parede ou espaço que se encontrar. Faça sete respirações profundas sem esforço, suave e profundamente. Toda vez que soltar o ar, relaxe a musculatura de todo seu corpo e diga para si mesmo: "Está tudo bem, agora posso relaxar".

Diga isso a você constantemente, todos os dias, mesmo fora dos exercícios. Faça uma contagem regressiva de sete para um e quando chegar ao um, feche os olhos.

Agora diga mentalmente a você a palavra alfa. Inspire e na expiração diga: alfa. Sua respiração permanece estável, suave e profunda, sem estresse. Fique nesse estado por alguns minutos apenas e volte ao seu estado normal.

Fonte: http://esoterico.terra.com.br/vidainterior/interna/0,,OI1769973-EI5928,00.html

Um comentário:

Fabiana Toti disse...

PARABÉNS PATRICIA....
SEU BLOG FICOU SENSACIONAL... UM ASSUNTO INTERESSANTE QUE ADORO E É SEMPRE BOM ESTAR ATUALIZANDO...
BEIJINHOS...